domingo, 31 de outubro de 2010

Couscous Marroquino com Brócolis, Pimentões e Cebolas Roxas


Não há prato mais fácil de se fazer que do que este... Definitivamente não há. Ele é gostoso, saboroso, lindo e impressiona!

Couscous Marroquino com Brócolis, Pimentões e Cebolas Roxas

2 xícaras de couscous marroquino
4 xícaras de água fervida com 1 ¹/² de caldo de legumes
¹/² pimentão vermelho picado
¹/² pimentão verde picado
1 cebola roxa picada
2 dentes de alho picadinhos
Azeite extra virgem

Ferva a água junto com o caldo de legumes e em um refratário hidrate o couscous com a mesma. Tampe e deixe por 20 minutos +/- ou até que o couscous esteja totalmente hidratado.

Enquanto isso, prepare os legumes, cozindo-os com alho e azeite. Eu optei por cozir o brócolis e depois fritas com alho, e os pimentões fritei separadamente com zeite extra virgem.

Coloque o couscous delicadamente num refratário e com um garfo faça ele ficar soltinho delicadamente. Acomode os legumes por cima e sirva quente, como prato principal.

Delicioso!!!

A Copê ♥

domingo, 24 de outubro de 2010

Flor do Sal


Voltei do interior com tudo e agradeço às mensagens carinhosas que tenho recebido de vocês, meu leitores tão queridos!

Trago uma dica...

Constituída dos cristais que se formam à superfície da água, durante a formação do sal marinho em salinas, e colhida à mão a Flor do Sal é um ingrediente da moderna alta gastronomia, muito apreciada por Chefs de todo o mundo.

Seu sabor é extremamente especial e os cristais são ricos em oligoelementos e micronutrientes. Por ser pobre em iodo o Governo proibiu esta iguaria, pois alegam que a falta de iodo pode causar problemas como aborto, retardo mental e bócio. A Anvisa também proibiu sua comercialização e importação em 2009, mas hoje podemos encontrar com mais facilidade este cristais ricos e saborosos.

Apesar de só ter encontrado a Flor do Sal Nacional - que recebe um pouco de iodo - o sabor me agrada muito!

Na realidade não devemos substituir o sal normal pela Flor do Sal, porque além do seu preço ser 100 vezes superior ao sal comum, o nosso corpo precisa de iodo. Devemos usá-los na finalização de pratos especiais e gourmets.

O sabor é divino... Você já experimentou?

A Copê ♥

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Sem Pressa...

Meus Leitores,

Estou indo para o Interior visitar os meus Pais... É bom "pisar um pouco no freio" e relembrar de onde viemos e qual a nossa história.

Como diria a Jú, Sem Pressa!

Matar as saudades e voltar com tudo, além de receitas novas.

Beijos fiquem com Deus e já volto!

A Copê ♥

sábado, 16 de outubro de 2010

Panquecas de Espinafre com Cenoura, Ricota e Castanhas ao Molho de Queijo e Cogumelo Paris


Eu adoro ler várias receitas, e criar a minha!

Tiro o que não gosto, coloco o que faz sucesso em casa e altero os ingredientes para a massa ficar do jeito que eu quero... Esse é o meu jeito na cozinha, é muito difícil seguir uma receita à risca. Ainda mais depois de adquirir o jeito "Jamie Oliver" de acrescentar as coisas sem medidas.

Bem queridos, me inspirei numa numa receita da Fabi do Blog Figos & Funghis.

Panquecas de Espinafre com Cenoura, Ricota e Castanhas ao Molho de Queijo e Cogumelo Paris

Para a massa da Panqueca:
1 xíc. e ¹/2 de farinha
1 xíc. de leite integral
4 colheres de óleo de girassol
1 colher de chá de espinafre em pó concentrado (ou folhas trituradas)
1 pitada de sal

Recheio:
250g de ricota peneirada
2 colheres de leite desnatado
1 cenoura grande ralada
1 colher de café de açafrão
1 pitada de curry
1 pitada generosa de páprica doce
1 pitada de pimenta chilli em pó
sal a gosto

Molho:
1 lata de creme de leite
50g de queijo parmesão ralado
100g de queijo prato ralado
sal a gosto

Frite as panquecas em disco numa frigideira antiaderente com um fio de óleo de girassol, dos dois lados e recheie, enrole e reserve. Faça este procedimento até que as massas e o recheio acabe.

Acomode-as em um refratário de vidro e coloque o molho por cima. salpique queijo prato ralado e cogumelos paris, leve ao forno por aprox. 10 min e sirva quente.

Bom Apetite!!!

A Copê ♥

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O Melhor Pavê Copê



Olá meus Leitores,

Estamos comemorando o  Dia das Crianças, portanto eu não poderia colocar outra receita a não ser... doce!

Este Pavê Copê é uma maravilha, fácil, levíssimo e mega saboroso. Coloquei uns pedaços de chocolate em cima, mas vocês podem até não colocar, pois ele vira um mero coadjuvante.

O Melhor Pavê Copê

400g de Biscoito de Champagne

Ingredientes para a Calda de Chocolate
5 colheres de (sopa) chocolate em pó
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher de (café) manteiga
2 xícaras de água

Ingredientes para o Creme Amarelo
1 lata de leite condensado
2 xícaras de leite
3 gemas de ovos orgânicos ou caipiras peneirada
10 gotas de extrato de baunilha

Ingredientes para a Cobertura
250g de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de açúcar
10 gotas de extrato de baunilha
Raspas de Chocolate para decorar, ou confeitos

Prepare a calda de chocolate misturando todos os ingrediente e leve ao fogo até ferver. Reserve e deixe esfriar.

Prepare o creme amarelo misturando todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo até ferver, mexa sempre para não grudar no fundo. Reserve e deixe esfriar.

Monte o Pavê Copê mergulhando cada biscoito na calda de chocolate e coloque num pirex ou travessa forrando todo o fundo. Corte alguns biscoitos para preencher os espaços que ficarem sobrando. Com uma colher grande cubra os biscoitos com uma camada geneosa do creme amarelo e repita o processo dos biscoitos + creme amarelo até terminar.

Prepare a coberturabatendo o creme de leite fresco na batedeira em máxima velocidade até que comece a encorpar e dar o ponto de chantily (o ponto acontece muito rápido). Não bata tanto o creme de leite fresco, senão ele irá virar uma manteiga. Coloque o açúcar lentamente e depois a baunilha. Bata mais ou pouquinho até ficar leve e espumoso. Uma vez pronto, espalhe em cima do Pavê Copê.

Decore como desejar, e sirva gelado!

Bom Feriado à todos!

A Copê ♥

domingo, 10 de outubro de 2010

Como anda sua Saúde?

Bom Dia!

Fiquei bem contente hoje, pois ganhei um mimo do Blog Sou Vegetariano e Agora?... Este livro "Controle sua Saúde". Muito obrigada ao Blog e ao Portal Tudo para Vegetarianos! Quem estiver interessado ele está à venda no portal, além de muitas outras coisas interessantes!

Outra coisa que me deixou contente esta semana foi ler uma reportagem em que Ferran Adrià - considerado o melhor Chef do mundo - disse estar reduzindo a quantidade de carne em suas criações:

"Essa rotina está mudando. A nova tendência na alta gastronomia é valorizar brotos de legumes, que têm o sabor concentrado, miniverduras frescas e massas leves. 'É uma moda semivegetariana, com a carne na medida certa', diz o chef espanhol Ferran Adrià, do consagrado restaurante elBulli". Fonte Revista Época

Pesquisas relacionam o consumo exagerado de carne a vários tipos de câncer e doenças cardiovasculares, portanto a decisão de mudar a vida para melhor, e viver mais, é somente sua!

Beijos,

A Copê ♥

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Spaghetti Integral Alho e Óleo Copê



Esse Spaghetti Integral Alho e Óleo cai muito bem no meio de uma semana corrida, é mega rápido de fazer, light e delicioso!

Ando com o terrível costume Jamie Oliver de fazer os meus pratos todos sem medidas, com um pouco disso, ou pouco daquilo, e quando termino não sei o quanto foi exato de cada ingrediente. Já ouvi dizer que quando pegamos confiança e estamos completamente seguros do que estamos cozinhando isso acontece.

Mas vamos lá!

Spaghetti Integral Alho e Óleo Copê

1 pacote de Spaghetti Integral
6 dentes de alho picadinhos
2 dentes de alho cortados em lâminas
Azeite
Cheiro verde fresco

Faça o spaghetti integral conforme as instruções da embalagem. Depois que a massa estiver pronta, frite o alho picadinho em frigideira antiaderente com um tanto generoso de azeite (para não grudar no fundo). Frite em fogo alto (médio alto) e fique atenta pois o alho doura rápido demais. Assim que dourado acrescente à massa e doure as lâminas. Junte as lâminas ao spaghetti e acrescente salsinha e cebolinha picadas.

Saboroso e rápido!

A Copê ♥

domingo, 3 de outubro de 2010

Dieta do Chá. Emagreça 5 kg em 15 dias!

        
Imagens Google
Queridos Leitores,

Acabamos de entrar na Primavera! Todos os anos quando chegamos nesta época do ano lembro que o Verão será a próxima estação. Junto com o Verão vem as férias, as festas, as viagens, o calor... Ai ai que delícia!

Há uma erva chamada Camellia sinensis que veio ao mundo prometendo ser a melhor amiga das mulheres, com ela podemos fazer o chá mais famoso no mundo da vaidade, o chá verde! Ele auxilia a dieta, e ajuda a emagrecer.

Segundo a Wikipédia :
"Chá verde é um tipo de chá feito a partir da infusão da erva Camellia sinensis. É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, o que não acontece com as folhas do chá preto. Algumas outras ervas são vendidas a título de chá verde, porém o verdadeiro chá verde é o feito a partir da folha do arbusto Camellia sinensis.

Muito popular na China e no Japão, há pouco tempo começou a ser consumido com maior freqüência no ocidente, tradicional consumidor de chá preto, devido tanto a uma tendência orientalista, quanto às propriedades antioxidantes a ela atribuídas.

A preparação do chá verde difere um pouco dos chás tradicionais. A água não deve estar fervendo, pois do contrário as folhas acabam sendo cozidas e proporcionando um gosto amargo à bebida. O tempo de infusão também não deve ser maior que 3 minutos."

Antes de usar o chá verde no  programa de emagrecimento, temos que lembrar que este chá maravilhoso previne e combate bactérias na boca que causam o mau hálito, previne e pode "bloquear" o câncer, ajuda a dormir melhor, reduz o risco de derrame, previne e retarda a doença de Alzheimer, previne e reduz a artrite, além de ser antienvelhecimento!

Sou mega adepta a tudo que contenha antioxidantes.

Bom, é nesta época do ano que o chá verde entra em ação! Para quem aprende a usá-lo, ele acaba se tornando um forte aliado no programa de emagrecimento. E por falar em programa de emagrecimento, para quem quer entrar na estação mais gostosa e colorida do ano com o pé direito vem comigo e aproveite para desfrutar as maravilhas que o chá verde pode proporcionar!


Imagens Google

Programa de Emagrecimento Com Chá Verde - 7 Opções de cardápios da Revista Boa Forma

Opção 1
Café da manhã: 1 copo (200 ml) de leite de soja com 6 morangos, 1 col. (sopa) de granola light e 1 col. (chá) de mel (se necessário) + 1 torrada integral com 1 col. (chá) de requeijão light
Lanche da manhã: 1 pera + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com maçã seca
Almoço: 1 prato (sobremesa) de salada de escarola e pepino com 1 col. (sobremesa) de castanha de caju + 1 pedaço de frango (sem pele) grelhado com alecrim e tomate seco + 2 col. (sopa) de arroz integral + 1/2 concha de feijão + 3 col. (sopa) de abóbora refogada + 1 fatia de abacaxi
Lanche da tarde: 3 damascos secos + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com maçã seca
Jantar: 1 prato (sobremesa) de salada de brócolis e couve-flor + 1 filé pequeno grelhado acebolado + 2 col. (sopa) de arroz integral + 2 col. (sopa) de cenoura refogada + 1/2 banana assada com canela e cacau em pó
Ceia: 1 iogurte light de fruta + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com maçã seca

Opção 2
Café da manhã: 1 copo (200 ml) de leite desnatado com café + 1 fatia de pão integral light com 1 col. (chá) de margarina light e 2 fatias de peito de peru light + 1/2 papaia com 1 col. (sobremesa) de semente de linhaça triturada
Lanche da manhã: 1 barra de cereais light + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com erva-cidreira
Almoço: 1 prato (sobremesa) de salada de alface com 4 ovos de codorna e 1 col. (sobremesa) de ervilha fresca + 2 col. (sopa) de arroz integral + 1 porção média de cação ao forno + 2 col. (sopa) de abobrinha e shimeji grelhados + 2 figos (ou 1 fruta da sua preferência)
Lanche da tarde: 1 banana amassada com 1 col. (sobremesa) de aveia e 1 fio de mel + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com erva-cidreira
Jantar: 1 prato (fundo) de sopa de abóbora com agrião + 1 sanduíche com pão ciabatta (sem miolo) recheado com queijo cottage, sardinha escabeche, alface e tomate + 1 laranja-lima
Ceia: 2 cookies integrais pequenos + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com erva-cidreira

Opção 3
Café da manhã: 1 pote de iogurte light de fruta com 1 col. (sobremesa) de farelo de trigo + 1 fatia de pão integral light com 2 col. (sobremesa) de queijo cottage + 1 fatia média de melão
Lanche da manhã: 1 maçã + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com casca de abacaxi
Almoço: 1 prato (sobremesa) de salada de almeirão e palmito polvilhada com 1 col. (sobremesa) de queijo parmesão + 2 panquecas de frango com molho ao sugo + 4 col. (sopa) de espinafre refogado com milho verde + 1 fatia média de melancia
Lanche da tarde: 5 castanhas-do-pará + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com casca de abacaxi
Jantar: 1 prato (sobremesa) de salada de rúcula e erva-doce + 1 batata assada e recheada com atum e cogumelo + 3 col. (sopa) de vagem refogada + 2 fatias de manga
Ceia: 1 fatia média de papaia com semente de linhaça triturada + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com casca de abacaxi

Opção 4
Café da manhã: 1 copo (200 ml) de leite de soja batido com 1 col. (sobremesa) de cacau em pó + 1 col. (sobremesa) de farelo de trigo + 2 biscoitos integrais + 1 maçã média
Lanche da manhã: 4 biscoitos de polvilho + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com casca de laranja
Almoço: 1 prato (sobremesa) de salada de alface com 2 col. (sopa) de grão-de-bico + 2 pegadores de espaguete ao alho e óleo + 3 col. (sopa) de brócolis refogados com azeite e alho + 2 pedaços pequenos de quibe assado + 5 uvas verdes (tipo itália)
Lanche da tarde: 1 saquinho pequeno de soja tostada + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com casca de laranja
Jantar: 1 prato (fundo) de sopa de legumes + 2 col. (sopa) de arroz integral + 2 col. (sopa) de frango xadrez + 3 col. (sopa) de chuchu e tomate ensopados + 1 rodela de abacaxi
Ceia: 1 copo (200 ml) de suco à base de soja + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com casca de laranja

Opção 5
Café da manhã: 1 taça de salada de frutas (mamão, maçã e morango) com 2 col. (sopa) de iogurte natural desnatado, 1 col. (sopa) de aveia e 1 col. (chá) de mel (se necessário) + 3 torradas integrais com 1 col. (sopa) de cream cheese light
Lanche da manhã: 1 Polenguinho com Fibras + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com erva-doce
Almoço: 1 prato (sobremesa) de repolho roxo e cubos de maçã + 2 col. (sopa) de arroz integral + 4 fatias finas de lombo magro assado + 2 col. (sopa) de farofa com couve-manteiga + 1 fatia de abacaxi com hortelã e capim-cidreira picadinhos
Lanche da tarde: 3 biscoitos integrais com 1 col. (sopa) de geleia light de morango + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com erva-doce
Jantar: 1 prato (sobremesa) de salada de escarola com tomate-cereja e azeitona preta picada + 1 fatia média de quiche de ricota com espinafre, mussarela light e orégano + 1 mexerica
Ceia: 1 fatia pequena de melão + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com erva-doce

Opção 6
Café da manhã: 1 pote de iogurte natural desnatado com 1 fatia pequena de mamão picado e 1 col. (sopa) de farelo de trigo + 1 tapioca com 2 col. (sopa) de geleia diet de frutas vermelhas + 1 copo (200 ml) de suco de uva (sem açúcar)
Lanche da manhã: 2 cookies de soja light + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com casca de manga
Almoço: 3 col. (sopa) de soja ao vinagrete + 2 rodelas de ricota grelhada e temperada com molho de ervas finas + 2 col. (sopa) de purê de mandioquinha + 3 col. (sopa) de seleta de legumes refogada com azeite + 1 taça de mosaico de gelatina diet
Lanche da tarde: 1 pote de iogurte natural desnatado com 2 col. (sopa) de extrato de soja sabor baunilha (ou chocolate) + 1 xíc. (chá) de chá-verde com casca de manga
Jantar: 1 prato (sobremesa) de salada de alface com cenoura e rabanete em rodelas finas + 1 pastel assado de frango desfiado com requeijão + 2 ameixas vermelhas
Ceia: 1 rodela de abacaxi com hortelã picada + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com casca de manga

Opção 7
Café da manhã: 1 copo (200 ml) de leite de soja com 2 col. (sopa) de flocos de milho sem açúcar e 1 banana picada + 2 torradas com 2 col. (chá) de patê de tofu com gergelim (ou cream cheese) + 1 copo (200 ml) de melancia batida com gengibre
Lanche da manhã: 1 fatia fina de bolo simples + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com hortelã
Almoço: 1 prato (sobremesa) de salada de rúcula, cogumelo e rabanete + 1 espeto de carne magra grelhada + 2 canelones de ricota ao molho sugo + 1 espeto de morango com chocolate meio amargo
Lanche da tarde: 1 pacote médio de pipoca sem manteiga + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com hortelã
Jantar: 1 prato (fundo) de creme de mandioquinha + 1 cachorro-quente com 1 salsicha de frango, tomate picado, 1 col. (chá) de mostarda e 1 col. (chá) de ketchup + 1 taça de musse light de limão
Ceia: 1 copo (200 ml) de iogurte batido com banana e ameixa + 1 xíc. (200 ml) de chá-verde com hortelã

Vamos desfrutar do chá?!

Beijos,

A Copê ♥