quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Ovos... Qual a melhor opção?

Olá amigos leitores!

Tenho aprendido algo muito importante sobre ovos e gostaria de compartilhar com vocês. Como eu sempre busco fazer as melhores escolhas para os alimentos que coloco dentro de minha casa, e dentro de meu cardápio, andei pesquisando mais sobre os ovos.

Cheguei a conclusão de que somente usarei ovos caipiras ou orgânicos, pois os ovos de granja além de não oferecer uma vida digna à galinha, eles as criam a base de hormônios e antibióticos. Elas não tem liberdade, ficam somente em gaiolas até morrerem. É chocante.

Já as galinhas caipiras, ou orgânicas tem liberdade parcial, ou durante o dia, e são alimentadas a base de uma ração, ou plantas rasteiras. Tudo isso acaba resultando no ovo.

Olhem o que diz o Dr. Juarez Nunes Callegaro:
A diferença entre o ovo caipira, ecológico, e o ovo comum é muito grande. Por exemplo: o ovo caipira tem seis vezes mais betacaroteno que o ovo comum (o site do Imetro refere que possui cinco vezes mais). O betacaroteno é usado para proteger o ovo de ataque de germes como, p.ex., a salmonela, e 60% dele se transforma em vitamina A. O ovo caipira possui três vezes mais vitamina A, que constrói canais de comunicação (conexões) entre as células, por exemplo, células gliais, babás dos neurônios, para retirar poluentes e adicionar nutrientes, melhorando a razão glia/neurônio, chave da longevidade cerebral, humor e memória. Estas conexões de células também têm nos epitélios células que revestem os “tubos”, por exemplo, o digestivo, o respiratório, elas cercam as células tumorais e as matam. Cada centímetro de terra que a galinha cisca tem 100 milhões de microorganismos para ingerir. Na União Soviética há solos ricos em nutrientes que possuem um bilhão de microorganismos por centímetro cúbico de terra.

Ovo somente caipira!

Um Abraço,

A Copê

7 comentários:

  1. Nossa!!!
    Acho que ovo não irei mais comer.
    Como assim???
    Boa dica, é sempre bom escolher as melhores opções para casa, ps pois hoje não temos muita certeza de origem etc..

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Sabia que tinham hormônios, mas não antibióticos. Vou ficar de olho nisso, pois dou um verdadeiro "lagarto", adoro comer ovos hehehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Copê querida que ótima dica, muito bom saber sobre o que andamos consumindo, parabéns e obrigada por nos informar, bjkas e lindo fim de semana p/ vc e família, ;)...

    ResponderExcluir
  4. Gostei das dicas Copê, pela liberdade das galinhas rsrs!!e um ovo mais saudável!bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  5. Oi Copê,muito importante as informações.É sempre bom ficarmos de olho na alimentação.
    Um grande abraço e tenha um ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  6. Copê eu já sabia disso, e achei muito legal você ter abordado este assunto. O ovo de granja acaba sendo um ovo de galinhas doentes.
    É um crime contra os animais! Vamos ajudar os pequenos produtores, comprando ovos caipiras!!!
    Você adquiriu meu respeito.
    Um Abraço,
    Denise L. Poeta

    ResponderExcluir
  7. adorei esse post. muito legal voce se referir ao modo como as galinhas são tratadas. nem todo mundo reflete sobre isso.
    um bjo

    obs.: te recomendei lá no meu blog :)

    ResponderExcluir

Obrigada por degustar o Copê Gourmet!